O Batuque do Carnaval está no Ar!

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009. Meu primeiro no Brasil. Então, o que mais uma garota ansiosa pode fazer para apreciar essa experiência animadora antes da modesta quaresma em São Paulo?

Participar de ensaios de escolas de samba, lógico!!

Fui para dois ensaios por enquanto e pretendo ir a mais um essa semana, se tudo der certo. O engraçado é que os dois ensaios que eu participei foram completamente diferentes um do outro e, ainda mais diferentes do que eu imaginava que seriam.

Eu sou do tipo de pessoa que adora um povão. Quando eu falei pra minha mãe que tinha ido a um ensaio, ela ficou louca me perguntando se já iria desfilar esse ano, porque minha mãe, mais que ninguém, sabe como eu ADORO uma farra (com muita gente e muita bagunça). Então os que já conhecem a mecânica dos ensaios de escolas de samba, podem imaginar que logo na minha primeira experiência, percebi que aquilo era bem a minha praia.

A minha primeira vez em uma escola de samba foi no galpão da Camisa Verde e Branco. Muito bom! O local não estava lotado, dava pra dançar a vontade sem ser cotovelada nem pisoteada por ninguém. Depois de ver a escola passar algumas vezes, minha amiga entrou no meio do desfile, e lá fui eu atrás dela, sambando todo o possível para acompanhar o ritmo das morenas lindas que animam a bateria. 

Dancei tanto, que uma mulher que trabalha comigo - que também foi nesse dia, mas mais comportada - no dia seguinte acabou me perguntando se eu tinha bebido, porque estava muito "alegre." Juro que não tomei nem um golinho de cerveja - eu tava era alegre mesmo! 

O espetáculo da noite foi uma menininha linda de uns 5 aninhos que estava, sambando e requebrando com a rainha da bateria. 5 anos e ela dava até a “paradinha” e voltava a quebrar! Quem sou eu para tentar me igualar à essa menina que nasceu no samba e provavelmente daqui a uns anos já vai estar puxando alguma ala da escola ou enfeitando o ponto mais alto de algum carro alegórico. Isso, sem falar na rainha... Que afinal, não é rainha à toa!!

Lindo também é o enredo da escola. Pulando e sambando, eu fiz de tudo para acompanhar a letra, gritando com todo entusiasmo, "Com o poder da fé, buscar, O caminho da luz, mudança, E assim deixar, O respeito e a igualdade como herança!!!" Definitivamente, a galera lá da Camisa Verde e Branco está pronto para receber muito respeito no Carnaval semana que vem!

A minha próxima parada carnavalística foi o ensaio da Rosas de Ouro. Todo mundo falou sobre essa escola, que eu tinha que ir, que era o melhor da cidade. Daí eu fui, né? Cheguei lá e realmente estava lotado! Nunca vi tanta gente em um galpão tão grande! Tinha pessoas de todas as cores para todos os gostos, e uma galera bem divertida também. O ensaio começou com a bateria deslumbrante, e eu, bem lá na frente dançando e batendo palmas para a excelente bateria da escola. Infelizmente, depois disso, eu não posso dizer muito mais porque não vi nada! O ensaio estava tão lotado que não consegui assisti-lo, mas o enredo sonho vale ouro conquistando vários corações também está uma delícia para dançar e fazer tremer o sambódromo. 

Adorei as minhas experiências. Adorei ver como desde pequenas as crianças já sabem para qual área vão acabar seguindo. Como em todas as alas sempre tem uma criança que vai um dia suceder à principal. É lindo ver os casais de mestre sala e porta bandeira de todas as idades, com as posturas lindas e os movimentos leves. Na ala das baianas as meninas com aquelas roupas pesadas que giram e giram e não ficam tontas – eu não agüentaria a primeira volta. Imagino como deve ser crescer em um lugar como esse, onde impera um clima gostoso de festa. 

O comparativo final?

Camisa Verde e Branco: A entrada para pista foi R$5, dancei com a escola, e decidi que se eu tiver filha, vou ensiná-la a sambar antes dela aprender a andar. Uma excelente primeira experiência!

Rosas de Ouro: Morreu R$20, uma bateria sem comparação, e decidi que da próxima vez vou com uma roupa mais leve (porque saí de lá pingando a suor, tamanha a quantidade de pessoas!) e vou fazer o possível para, além de ouvir a bateria, também ver alguma coisa do ensaio!

E você? Qual a sua escola preferida? Recomenda alguma para 2010?!

beijoss e bom Carnaval 2009 para todos! Vai lá nossa princesinha da Camisa Verde e Branco para animar geral:

0 comentários: